fotos de obidos portugal A PlayStation 4 (プレイステーション4, Pureisutēshon Fō, oficialmente abreviada como PS4) é uma produzida pela, sucessora da e a quarta como parte da série. Foi anunciada em Fevereiro de 2013 durante uma conferência de imprensa da em, num evento conhecido como "PlayStation Meeting 2013" que tinha como objectivo descobrir "O Futuro da PlayStation". Foi lançada na a 15 de Novembro de 2013, na e a 29 de Novembro de 2013 e no a 22 de Fevereiro de 2014. A PlayStation 4 é a primeira consola da Sony a ser oficialmente e legalmente editada na desde a, depois do levantamento da proibição que durou 14 anos. A PlayStation 4 compete directamente com a da e com a da, como uma das.

Afastando-se da da sua antecessora, a PlayStation 4 é a primeira da série da Sony que apresenta arquitectura, mais especificamente uma, uma plataforma amplamente usada e comum em muitos dos modernos. A ideia é fazer com que o desenvolvimento de jogos de vídeo seja mais fácil para a consola, atraindo uma ampla gama de grandes e pequenos produtores. Estas mudanças destacam o esforço da Sony para melhorar as lições aprendidas durante o desenvolvimento, produção e lançamento da PlayStation 3. Outros recursos de hardware notáveis da PlayStation 4 incluem 8GB GDDR5 de memória, um leitor mais rápido e um que consegue um desempenho de 1.843. A Sony refere-se à PlayStation 4 como "a consola mais poderosa do mundo" e, em conversa para a revista, vários produtores de videojogos descrevem a diferença de desempenho entre a PlayStation 4 e a Xbox One como "'significativa' e 'óbvia'".

A consola permite vários métodos de interactividade com outros serviços e aparelhos incluindo; a, uma que melhora e expande a interactividade com a consola usando aparelhos e ; o Remote Play, que permite activar a PlayStation 4 à distância para continuar a jogar num segundo via ou dispositivos ; o, um serviço de baseado em, que oferece videojogos e outros conteúdos em. Pela incorporação de um botão de partilha (SHARE) no novo comando, o, faz com que seja possível exibir conteúdo que está a ser jogado e transmitido ao vivo aos amigos, ou mesmo partilhar jogos através da característica ‘Share Play’, desta maneira a Sony planeia colocar assim mais foco nos aspectos sociais da consola.

Foi muito bem recebida pelos críticos e pelos consumidores com as análises a destacarem o design, o novo DualShock 4 e o hardware. As críticas recaíram sobretudo sobre o pequeno número e a qualidade de jogos disponíveis no lançamento que, apesar do preço competitivo, são um fraco incentivo para comprar a consola. Um sucesso comercial, a PlayStation 4 vendeu mais de um milhão de unidades nas primeiras 24 horas e em maio de 2016, já tinham sido vendidas mundialmente mais de 40 milhões de consolas.

Em setembro de 2016, a Sony revelou dois novos sistemas, revisões do hardware da PlayStation 4: a versão “slim”, que corresponde a um design menor do sistema original; e a versão "Pro", com uma GPU melhorada e a CPU com aumentada para suportar jogos na resolução.

Índice

A PlayStation 4 e os seus acessórios em exposição durante a de 2013.

De acordo com, arquitecto-chefe do sistema, o desenvolvimento da da, a PlayStation 4 (PS4), começou em 2008. Menos de dois anos antes, a tinha sido lançada oficialmente, depois de meses de atrasos relacionados com problemas na produção. O atraso colocou a Sony quase um ano atrás da da, que já estava próxima das 10 milhões de unidades vendidas quando a foi lançada. Jim Ryan, da PlayStation Europa, disse que a empresa nipónica queria evitar repetir o mesmo erro com a PlayStation 4.

Em 2012, começaram a aparecer rumores de que a Sony estava a enviar kits de desenvolvimento para produtores de jogos, que consistia num PC modificado executando o chipset Accelerated Processing Unit (antes AMD Fusion).

No início de 2013, a Sony anunciou que um evento conhecido como "PlayStation Meeting 2013" realizar-se-ia em a 20 de Fevereiro de 2013, com o objectivo de descobrir "O Futuro da PlayStation". A PlayStation 4 foi anunciada oficialmente durante o evento. Foi revelado detalhes sobre o da consola e discutidos alguns dos novos recursos que iria apresentar. Também foram mostradas imagens em tempo real de jogos em desenvolvimento, bem como algumas demonstrações técnicas. A Sony deu mais informações sobre a PlayStation 4, bem como mostrou o aparelho, a 10 de Junho de 2013 durante a.

Lançamento[ | ]

A data de lançamento da PlayStation 4 assim como outras informações, foram confirmadas durante a conferência de imprensa da empresa na em, a 20 de Agosto de 2013. A consola foi lançada a 15 de Novembro de 2013 nos e, seguindo-se mais lançamentos a 29 de Novembro. No final de 2013, a PS4 foi também lançada em mais países europeus, asiáticos e sul americanos, antes do lançamento no a 22 de Fevereiro de 2014.

A PlayStation 4 é a primeira consola da Sony a ser oficialmente e legalmente editada na desde a, depois do levantamento da proibição que durou 14 anos. A Sony finalizou as negociações com o Governo chinês em Maio de 2014 por forma a vender os seus produtos nesse território, com a PS4 a ser o primeiro a ser lançado., chefe executivo, disse: “O mercado chinês, apenas pelo seu tamanho, é obviamente um grande mercado com potencial para os produtos de videojogos... Acho que podemos ter o mesmo sucesso que tivemos noutras partes do mundo com a PS4.” Com lançamento inicial previsto para 11 de Janeiro de 2015, a Sony, devido a várias razões, optou por riscar dos planos a data previamente definida. Uma das fontes do disse que uma dessas razões é a negociação prolongada com as autoridades chinesas. O lançamento naquele território foi a 20 de Março de 2015.

Data Pais 15 de Novembro de 2013 Canadá, Estados Unidos 29 de Novembro de 2013 Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Equador, El Salvador, Espanha, Finlândia, França, Guatemala, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suiça 13 de Dezembro de 2013 África do Sul, Arábia Saudita, Bahrein, Bolívia, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, Grécia, Hungria, Kuwait, Nicarágua, Oman, Paraguai, Qatar, Republica Checa, Turquia, Uruguai 17 de Dezembro de 2013 Coreia do Sul, Hong Kong (China), Macau (China) 18 de Dezembro de 2013 Taiwan 19 de Dezembro de 2013 Singapura 20 de Dezembro de 2013 Malásia 6 de Janeiro de 2014 Índia 9 de Janeiro de 2014 Indonésia 14 de Janeiro de 2014 Filipinas, Tailândia 22 de Fevereiro de 2014 Japão 20 de Março de 2015 República Popular da China A anunciar Bulgária, Cazaquistão, Croácia, Eslovénia, Estónia, Islândia, Letónia, Lituânia, Roménia, Sérvia, Ucrânia

As tecnologias encontradas na PlayStation 4 são relativamente semelhantes às dos computadores, o que provavelmente irá tornar mais fácil e menos caro para os produtores criarem jogos, já que a arquitectura lhes será mais familiar.

Especificações técnicas[ | ]

A PlayStation 4 usa um processador desenvolvido pela em cooperação com a Sony. Combina uma (CPU) e uma (GPU), assim como outros componentes, como um controlador de memória e um. O CPU consiste em dois módulos Jaguar, num total de oito núcleos. De acordo com a Sony o CPU da PlayStation 4 é dez vezes mais rápido do que aquele encontrado na. A (GPU) é composta por 18 unidades de computação baseadas na próxima geração da AMD de 800 MHz, para um total de 1152 processadores em stream, resultando num desempenho máximo teórico de 1,843, fazendo dela a consola mais poderosa do mercado. A memória do sistema utiliza uma interface de 256-bit, cronometrado a 5.500 MHz, capaz de 176GB/s de largura de banda, e de ler a uma máxima de 2.75 GHz (5500 MT/s). A consola contém 8 GB de memória GDDR5, 16 vezes mais do que a encontrada na PlayStation 3, e é dita como sendo bem-vinda pelos produtores, procurando dar à consola uma longevidade considerável. Inclui também um chip secundário personalizado que lida com as características de descarregar, carregar e sociais. Este chip permite que o sistema possa perfeitamente descarregar jogos em segundo plano, mesmo quando o sistema está desligado (em modo de espera). A consola também contém um módulo de áudio, que suporta conversa enquanto se joga assim como "uma enorme quantidade" de streams de audio para se usar em-jogo.

O leitor óptico lê discos a 6xVAC (velocidade angular constante) para uma velocidade de leitura máxima de 27MB/s – três vezes mais rápido que na PlayStation 3, que tem velocidade máxima de 9MB/s. Para aumentar a capacidade de leitor a óptica, a PS4 inclui uma característica de hardware on-the-fly, um módulo de descompressão, permitindo uma largura de banda real superior, enquanto que ao mesmo tempo, a consola irá continuamente guardar dados no seu disco rígido, até lendo dados mesmo quando um jogo não está activo no leitor óptico, formando parte da estratégia da Sony PlayGo. Apesar da consola apoiar saída de para fotos e vídeos, não se espera que os jogos possam ser ​​nessa resolução, acreditando-se que seja a resolução máxima para os jogos da PlayStation 4. Inclui uma unidade de disco rígido inicial com 500GB de capacidade, que pode ser aumentado pelo utilizador. A consola também suporta armazenamento no formato. Uma nova versão com 1 de capacidade foi lançada a 15 de Julho de 2015 na Europa e nalguns territórios PAL.

A PlayStation 4 conta com a 802,11 b/g/n, bem como ligação (10BASE-T, 100BASE-TX and 1000BASE-T, duas entradas 3.0 e. Uma porta auxiliar também está incluída para a ligação com a, uma câmara digital que detecta movimentos, introduzida inicialmente na PlayStation 3. O sistema virá empacotado com um, que pode ser ligado ao. Para as opções de saída existe o e o áudio óptico. A PlayStation 4 não tem saídas analógicas de video/audio.

A PlayStation 4 tem a característica de "". Este modo coloca o aparelho num estado de baixo consumo, permitindo aos jogadores retomar o jogo no imediato assim que a consola é de novo "acordada". Também consegue fazer transferências de conteúdo e actualizações do enquanto está neste modo. O modo ficou disponível com a actualização 2,50.

Sistema operativo[ | ]

O software do sistema PlayStation 4 é um actualizável e o da PlayStation 4. O sistema operativo nativo da PlayStation 4 é o Orbis OS, que é uma da versão 9.0 do, lançado em 12 de Janeiro de 2012. A consola tem dois API's gráficos, um de baixo nível, o GNM, e outro de nível alto, o GNMX. O PlayStation Shader Language da Sony foi introduzido na PlayStation 4.

Outros componentes incluem,, e. O é baseado em e.

Controladores[ | ]

O é o controlador principal da PlayStation 4, com preços US/ CA/€59/£54. É semelhante ao, a conexão com a consola é via. O não será compatível com a PlayStation 4. O DualShock 4 está equipado com vários recursos novos, incluindo uma base táctil de dois pontos na parte da frente do controlador, que pode ser clicado. O controlador irá suportar a detecção de movimento por meio de um giroscópio de três eixos juntamente com três eixos de acelerómetros que contêm vibração melhorada. Inclui uma bateria de - recarregável mas não-removível, capaz de armazenar 1.000 mAh. O projecto experimental pesava 210g (7,4 oz), tem dimensões de 162 × 52 × 98 mm (6,4 × 2,0 × 3,9in), e tem um suporte de plástico e borracha para aumentar a aderência. O exemplar mostrado no evento da revelação da PlayStation 4 era de um produto "quase final". O DualShock 4 é o primeiro controlador PlayStation da oficialmente compatível com.

O controlador dispõe de várias ligações de saída. Um conector estéreo ( de 3,5mm), vai permitir a ligação de um de ouvido, para permitir ao utilizador falar e ouvir áudio simultaneamente. Uma entrada micro e uma entrada de extensão também estão incluídas. Pode ser recarregado via microUSB através de carregador em separado ou na consola (mesmo quando esta está desligada). Inclui também um altifalante.

O DualShock 4 tem os seguintes botões: o botão PS, o botão SHARE, o botão Opções, d-pad (direccionais), os botões de ação (triângulo Playstation-Button-T.png, círculo Playstation-Button-C.png, cruz Playstation-Button-X.png, quadrado Playstation-Button-S.png), botões de ombro (R1/L1), gatilhos (R2/L2), dois joysticks analógicos com botão clicáveis (L3/R3) e uma base táctil de dois pontos. Estas mudanças marcam vários diferenças do DualShock 3 e de outros controladores anteriores da. Os botões START e SELECT foram fundidos num único botão OPÇÕES. Um botão de SHARE (partilha) irá permite aos jogadores fazer de vídeo a partir das suas experiências de jogo. Os joysticks analógicos e os gatilhos foram redesenhados com base em opiniões recolhidas junto dos produtores, apresentando agora uma superfície mais côncava, similar ao.

O DualShock 4 tem uma barra de luz que exibe várias cores diferentes. A barra é usada para indicar qual o jogador, alertar mensagens críticas, como energia baixa, ou nas interacções com os jogos. A barra de luz não pode ser desligada, pode no entanto ser modificada para vários padrões de intensidade. O comando também interage com o acessório de câmara; o anexo de câmara externa percebe o movimento e a profundidade utilizando a barra de luz do controlador, com base na tecnologia existente já usada no. A barra de luz foi desenvolvida para o projecto de realidade virtual da Sony, o. A PlayStation 4 oferece suporte para os comandos PlayStation Move.

PlayStation Camera[ | ]

A PlayStation Camera.

A PlayStation Camera é um dispositivo para a PlayStation 4 que detecta movimentos. Inclui duas câmaras de 1280 × 800px. As lentes operam com uma de f/2.0, com 30 cm de distância de focagem, e um de 85°. A configuração da câmara dupla permite diferentes modos de operação, dependendo do aplicativo de destino. As duas câmaras podem ser utilizadas em conjunto para a profundidade de detecção de objectos dentro do seu campo de visão, semelhante ao da. Alternativamente, uma das câmaras pode ser usada para gerar a imagem de vídeo, com a outra a ser utilizada para rastrear o movimento.

A PlayStation Camera conta com um microfone de quatro canais, que ajuda a reduzir o ruído de fundo e pode ser usado para emitir comandos de voz. Tem o tamanho de 186 × 27 × 27 mm (7,3 × 1,1 × 1,1in) (largura x altura x profundidade), com um peso de 183g (6,5 oz). Grava vídeo em formatos RAW e YUV (descomprimidos). A PlayStation Camera liga-se à PlayStation 4 através de uma entrada auxiliar na consola.

Sendo um acessório opcional, a PlayStation Camera é vendida em separado da consola, com preços US/€49/£44.

Realidade virtual[ | ]

A 19 de Março de 2014 a Sony revelou o "Project Morpheus", um aparelho de realidade virtual para a PlayStation 4 com um visor de resolução de 1080p e 90º de ângulo de visão. Project Morpheus não é o produto final e ainda está em desenvolvimento, sem confirmação da data de lançamento e preço. Durante o a Sony revelou que o nome oficial do projecto é. Durante a Game Developers Conference de 2016 a Sony revelou que PlayStation VR tem lançamento previsto para Outubro de 2016.

A PlayStation 4 trabalha num sistema operativo de nome "Orbis OS" que é utilizado actualmente no protótipo usando um 9. Apesar da PS4 não exigir uma ligação à Internet para funcionar, a disse que PlayStation 4 é muito mais rica se ligada online. A (PSN) permite aos jogadores acesso a uma variedade de serviços, a partir da, incluindo os serviços Music Unlimited e Video Unlimited. Durante a E3 2013 foi revelado que a está a criar um plano de programação original para a PlayStation 4. Os clientes podem pesquisar títulos na e descarregar jogos via para testá-los, quase instantaneamente.

O serviço é necessário para jogar multijogador online. uma politica nova nas consolas PlayStation. Jogos, como por exemplo,, ou podem ser jogados sem subscrição, e as funções assíncronas, como tabelas de liderança online, estão também disponíveis para serem consultadas. No entanto, como é necessário subscrever ao serviço para multijogador online noutros títulos, a Sony não permite no sistema palavras passes dos editores. A Sony espera tornar a PlayStation 4 mais simples e imediata, para além de querer evoluir nos serviços oferecidos ao longo da vida da consola.

Imagem do software do sistema da PlayStation 4, mostrado durante a conferencia de 2013. A interface do utilizador, o “PlayStation Dynamic Menu”.

A do utilizador foi completamente remodelada e o existente na foi retirado. Com o nome PlayStation Dynamic Menu, a é agora semelhante à da PlayStation Store na altura do anúncio. O inicial da PlayStation 4 também tem conteúdo personalizado dos amigos. O perfil do utilizador para os jogadores foi melhorado, mostrando a actividade recente, nome completo, troféus desbloqueados entre outros detalhes.

A PlayStation 4 conta com vários serviços fornecidos por terceiros, como o ou o Amazon Instant Video, disponíveis a partir da interface. Em adição, enquanto se usa um jogo é possível fazer várias tarefas, como usar um browser. Na altura do seu lançamento a consola tinha disponível onze aplicações na América do Norte: Amazon Instant Video,,, EPIX, Hulu Plus, NBA Game Time, Netflix, NHL GameCenter LIVE, Redbox, VUDU e YuppT. Um serviço de TV online em nuvem, com o nome, começará os testes beta em Novembro de 2014 nos Estados Unidos.

A partir de um microfone ou através da PlayStation Camera, os utilizadores podem controlar o interface com comandos de voz.

Multimédia[ | ]

A PlayStation 4 não suporta leitura de, mas ficheiros, ou a partir de servidores e de USB pode-se ler usando a aplicação Media Player.

Navegador de internet[ | ]

A PS4 inclui um navegador de internet baseado em, diferente da que usava um baseado em. O navegador da PS4 é baseado no moderno núcleo WebKit como o e o, e como resultado, dá-lhe uma pontuação impressionante em teste de, colocando a consola à frente de todas as outras.

Segundo ecrã e streaming[ | ]

Há a possibilidade de outros aparelhos em "segundo " interagirem com a PlayStation 4. Os dispositivos companheiros (, e a ) podem inclusive "acordar" a PlayStation 4. Um aparelho Xperia ou a, podem ser usados como dispositivos de segundo ecrã que podem passar vídeos em stream directamente da consola para o dispositivo móvel, permitindo assim que o jogo possa ser jogado remotamente. A Sony espera que grande parte dos jogos para PlayStation 4 possam ser jogados na PlayStation Vita. Os produtores poderão acrescentar controlos específicos para a Vita via Remote Play. Em Maio de 2013 foi confirmado que a Sony obriga o Remote Play Vita em todos os jogos para PlayStation 4, excepto os que fazem uso da câmara estereoscópica, a PlayStation Camera. A Sony está a desenvolver uma aplicação que permitirá usar a característica Remote Play no PC/Mac.

A suporta compatibilidade Remote Play com a PlayStation 4, permitindo aos jogadores fazer de jogos PS4 numa outra televisão ligada à PS Vita TV. Também irá permitir aos usuários fazer stream de conteúdo de serviços de video como o ou Niconico, assim como ter acesso à.

Com a aplicação, a implementou características para usar num, ou noutros dispositivo portátil, para interagir com a PlayStation 4, similar à para. A PlayStation App ficou disponível para os aparelhos e a 13 de Novembro de 2013 na América do Norte e a 22 de Novembro na Europa. Os jogadores podem usar esta aplicação para várias funções incluindo comprar jogos PlayStation 4 e descarregá-los para a consola, ver vídeos ao vivo de jogos em stream e ver mapas dos títulos PlayStation 4.

"A integração Ustream com as consolas PS4 colocará os jogadores num novo campo de média. Terão a habilidade de realizar, produzir e participar nas suas produções de videojogos, simplesmente por ser (ou não!) um excelente jogador. Visto desta maneira, a PS4 será como aquilo a que se chama uma box de TV por cabo, nós na Ustream somos os que damos os serviços de cabo, e o jogador será o actor." –Brad Hunstable, co-fundador da.

"Social" foi um dos cinco grandes princípios que a falou durante o anuncio da PlayStation 4. Apesar da consola incluir um grande leque de conteúdos sociais, estes são opcionais e podem ser desactivados. Os jogadores podem usar o seu nome real para que os seus amigos saibam quem eles são, além de um apelido () para os jogos online, onde o anonimato é importante.

Com a versão 3.00 do firmware, usuários do Playstation 4 agora possuem a habilidade de criar comunidades baseadas em interesses comuns como jogos, gêneros e mais. Comunidades incluem um painel de mensagens com discussões gerais, capturas de tela dos jogadores e a habilidade de se juntar à conversas de chat ou jogos.

Partilha[ | ]

O controlador DualShock 4 inclui um botão de partilha (SHARE). Pressionando esse botão, o jogador pode percorrer os últimos minutos de um jogo para seleccionar um vídeo apropriado para partilhar. O vídeo pode ser carregado directamente da consola, seja para websites como o, ou ou para outros usuários da. A 10 de Dezembro de 2013 o botão "SHARE" era o responsável por mais de 20 milhões de minutos de jogo ao vivo, contabilizando um total de 10% de toda a actividade no.

Transmissão ao vivo[ | ]

Os jogadores podem ver ao vivo títulos que os seus amigos estão a jogar através do interface da PS4, com a ajuda de câmaras entre-jogos e de microfones incorporados. Com o nome SharePlay, os jogadores podem assistir, dar opiniões e ajudar os amigos a transpor obstáculos e transmitir ao vivo os seus próprios jogos através de serviços como o,, Twitch e Niconico, permitindo que os amigos comentem e vejam através de outros navegadores de Internet e dispositivos.

Share Play[ | ]

A característica ‘Share Play’ (introduzida com a actualização 2.0 em Outubro de 2014), permite aos usuários convidar um amigo para se juntar ao seu jogo via, mesmo que ele não possua o jogo. Os usuários podem dar o controlo total do jogo ao amigo convidado, ou participar num jogo multijogador local como se este estivesse fisicamente presente. Share Play necessita de uma subscrição PlayStation Plus, e só pode ser usado uma hora por cada sessão.

Ver anexo:

Jack Tretton, chefe-executivo da (SCEA), afirmou que os jogos para a PlayStation 4 têm preços desde

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,99 até,00, não marcando por isso um aumento de preços em relação à geração anterior. Em conversa com o site, o da, Jim Ryan, declarou que, mesmo com a "tendência crescente do consumo digital", o será o "principal veículo de distribuição nos grandes jogos na PS4." Os jogos na PlayStation 4 não são bloqueados por regiões.

Em resposta às preocupações em redor da possibilidade de medidas de para diminuir as vendas de jogos usados (em particular, as politicas DRM inicialmente previstas para a, que continham essas restrições), o CEO da SCEA Jack Tretton, explicitou em discurso durante a conferencia de imprensa da Sony na que "não há restrições" nas revendas ou trocas nos formatos físicos para os jogos PS4, enquanto que Scott Rohde, chefe de produção dos produtos de software, disse que a Sony também estava a planear desaprovar as chaves online, ao afirmar que as politicas foram desenhadas para serem "amigas dos consumidores, dos retalhistas e dos publicadores." A consola também não exige uma ligação permanente à Internet para validações constantes via online.

A companhia espera facilitar a produção de jogos por parte de produtores independentes na PlayStation 4, Durante o evento E3 2013, a Sony revelou que permite aos produtores auto-publicarem os seus títulos na para PlayStation 3, 4 e. Os produtores também poderão usar o e as contas e da Sony para promoverem os seus jogos para a PS4. Se for solicitado pelos produtores, a Sony também poderá fornecer feedback opcional para os jogos que estejam em produção. Também foi anunciado que pelo menos dez títulos de produtores independentes seriam lançados para PlayStation 4 até ao fim de 2013. A Sony confirmou que todos os seus estúdios internos bem como todos os estúdios de terceiros, já estão a trabalhar na PlayStation 4.

O sistema conta com a possibilidade de transferência de conteúdo digital, incluindo jogos completos, semelhantes ao que já está disponível para, e. Todos os jogos de retalho para PlayStation 4 podem ser transferidos online, assim como todos terão demonstrações gratuitas. Em adição será possível ao jogador aceder à sua colecção de jogos digitais em qualquer consola PlayStation 4, fazendo ligação à conta onde foram comprados.

PlayGo[ | ]

Quando é seleccionado um título em formato digital, apenas uma porção dos dados do jogo será transferida para o sistema antes de se poder iniciar (e.g. o primeiro nível), enquanto as partes restantes estão a ser transferidas enquanto se joga, reduzindo o tempo de espera. Se os usuários preferem jogar directamente a partir do disco, o PlayGo irá instalar os dados do jogo no, reduzindo o tempo de carregamento (loading). Tal é conseguido devido ao processador em segundo plano do sistema. Similarmente, as actualizações do sistema são descarregadas em segundo plano, perfeitamente, sem interrupções.

A PlayStation 4 também tem tecnologia que avalia as tendências, incluindo títulos que o jogador poderá gostar mais, e depois, em segundo plano e automaticamente, descarregar uma percentagem pequena desses jogos, mesmo em modo espera, para salvar tempo.

Retro-compatibilidade[ | ]

Ver também:

O hardware da PlayStation 4 não consegue ler nativamente títulos da, consequência de se mover de uma arquitectura Cell da em favor de para a PlayStation 4. A PlayStation 4 também não suporta títulos PlayStation 3 no formato (digital). Como uma solução de longo-prazo, a Sony está a considerar emulação ou opções em para os jogos da PlayStation Network para PS4 e Vita, através do (que a Sony adquiriu em Julho de 2012). No que diz respeito ao suporte nativo, da disse "suporte nativo, não, obrigado." O Gaikai já é usado pela consola como apoio ao Remote Play.

Em Novembro de 2015 foi confirmado pela Sony que a companhia está a trabalhar num para puder utilizar jogos da PlayStation 2 na PS4.

PlayStation Now[ | ]

Em Dezembro de 2013, Andrew House disse que a Sony planeava lançar o serviço para a PlayStation 4 durante os primeiros meses de 2014, com lançamento europeu em 2015. Durante o e 7 de Janeiro de 2014, a Sony revelou o, um serviço em nuvem para os jogos PlayStation. O serviço irá inicialmente permitir aceder a jogos PlayStation 3 na PlayStation 4, comprar jogos individualmente ou através de uma subscrição. A Sony refere que é recomendável que os jogadores tenham uma ligação em banda larga com velocidade mínima de 5Mbps, para conseguirem ter aquilo que é considerado como um "bom desempenho." O serviço entrou numa fase beta fechada em Janeiro de 2014, e em beta pública no dia 31 de Julho de 2014. O lançamento oficial do serviço ocorreu a 13 de Janeiro de 2015.

Títulos de lançamento[ | ]

Foram editados vinte e dois títulos aquando do lançamento da PlayStation 4, incluindo os exclusivos, e ; e os multiplataforma como,,,, e.

Pré-lançamento[ | ]

"É claro que a PlayStation 4 está sendo conduzida com a colaboração entre o Oriente e o Ocidente [...] Os produtores estão totalmente envolvidos, activos, a discutir e fazer coisas muito boas em colaboração."

— Mark Rein,

A recepção à consola foi muito positiva, tanto por parte dos produtores como dos jornalistas. Mark Rein da elogiou a arquitectura "aumentada" do sistema da, descrevendo-o como "uma peça de hardware fenomenal". John Carmack, programador e co-fundador da, também comentou o design "a Sony fez escolhas espertas de engenharia", enquanto Randy Pitchford da expressou satisfação pela quantidade de memória de alta velocidade existente na consola. A chama à tecnologia de gráficos da PS4 "impressionante" e uma grande melhoria sobre as dificuldades que os produtores encontraram ao produzir para.

Ted Price, president e CEO da, disse: "Como parceiro da Sony já de alguns anos, temos gostado muito da tecnologia das consolas ao longo das décadas e parece que a PS4 irá continuar com essa tendencia. O mundo da produção para as consolas querem sempre mais poder, mais memória, mais capacidade, tempos de carregamento mais rápidos... a Sony mostrou-nos que ter esses melhoramentos com esta nova consola. No entanto nós na Insomniac adoramos criar novos IP's, e o que parece realmente bom é a tecnologia Gaikai, que permite aos jogadores experimentar IP de consola em vários tipos de aparelhos."

Depois da conferencia de imprensa da na E3 2013, a escreveu que a PS4 e os seus jogos são "bons", enquanto que a atitude em relação ao preço é o mais "correcto". A IGN concordou com a Sony sobre se "te interessas por jogos, comprarás uma PlayStation 4". O disco rígido da PlayStation 4 por ser removível e actualizado também teve direito a elogios por parte da IGN, com Scott Lowe a comentar que essa decisão dá à PS4 "outra vantagem" sobre a, que tem um disco rígido inacessível.

A também refere que a PlayStation 4 é "a escolha do jogador para a próxima geração", referindo o preço, a inexistência de DRM restritivo, e o mais importante, o esforço da Sony para "conhecer os seus consumidores" e por "respeitar a sua audiência" como factores principais. O editor da GameSpot Tom McShea escreveu que "ao dizer não ás restrições aos jogos usados e ao sempre-online que a Microsoft tão orgulhosamente está a implementar na Xbox One, a Sony elevou a PlayStation 4 como a consola a agarrar durante a época festiva."

Preço no Brasil[ | ]

A 17 de Outubro de 2013 a Sony anunciou que a PlayStation 4 custaria no.999. Foi explicado por um representante da Sony Brasil que a razão é sobretudo devido às elevadas taxas de importação feitas pelo, que segundo o estimado, representam cerca de 60 a 70% do custo. Mark Stanley, director geral da Sony para a, lançou um comunicado a 21 de Outubro no que diz respeito ao preço da consola, revelando que as taxas e impostos de importação do governo brasileiro equivalem a 63% do custo (R,524), atualmente o console já é montado no Brasil tendo seu preço reduzido para R00,00 em um primeiro momento.

Pós-lançamento[ | ]

A PlayStation 4 recebeu criticas favoráveis por parte dos analistas. Scott Lowe da deu a pontuação de 8.2/10 e elogiou o design, o e a integração social, mas no entanto criticou o facto do sistema ter um software em que falta algumas características e que o hardware estava muito em desuso, mais especificamente a base táctil do DualShock 4. A IGN comparou a com a Playstation 4 em várias categorias, permitindo aos leitores do site votar naquela que preferiam. A PlayStation 4 ganhou em todas as categorias, e a IGN deu à consola o ‘Prémio Escolha do Público’.

O The Gadget Show fez uma análise positiva elogiando muito o Remote Play. O DualShock 4 também foi elogiado, principalmente pelos novos botões gatilho e os comandos direccionais. No entanto a consola foi criticada por necessitar de uma subscrição no serviço PlayStation Plus para aceder ao online, e por não ter suporte de leitura de média fazendo notar que esta não consegue ler ficheiros a partir de um dispositivo externo. Peter Brown da também fez uma análise positiva da consola. Elogiou o design e o controlador que foi "reinventado para melhor". Refere que, ao contrário do lançamento da, a Sony acertou em quase tudo desde o início com a PlayStation 4. Brown também referiu que o foco nos videojogos é aparente e que nesse aspecto a consola tem vantagens claras no desempenho, quando comparada com a Xbox One. Criticou o facto de não ter suporte para a ultima versão Wi-Fi e não ter outras características, mas que no entanto podem ser acrescentadas com actualizações futuras.

O Polygon deu a pontuação de 7.5/10 e elogiou muito o design ao referir que a PlayStation 4 é "a peça de hardware mais atractiva que a Sony criou". Diz igualmente que o DualShock 4 é o melhor comando de sempre criado pela empresa mas que no entanto tem uma bateria que tem pouca duração quando comparado com os anteriores. Também elogiou o Remote Play mas que no entanto ainda é uma característica limitada, em que se pode perder a ligação facilmente quando o jogador se afasta um pouco do. O editor conclui a análise a dizer que a consola tem o foco principal nos jogo e apenas nos jogos mas que à data a PlayStation 4 não tem um único jogo que a possa recomendar. Ben Gilbert do Engadegt também tem uma opinião similar ao Polygon e refere que a consola é rápida e poderosa, tem um design bonito, e o DualShock 4 "é o melhor comando de sempre criado pela Sony". Mas no entanto criticou a duração da bateria do comando e a fraca lista de jogos disponíveis.

Kyle Orland da Ars Technica questiona-se que apesar de sete anos de diferença desde a última consola, o "factor de exclamação" em relação aos gráficos não é tão grande como em saltos entre gerações passadas. Orland diz que o DualShock 4 é provavelmente o elemento mais forte da consola apesar de ter elogiado também o Remote Play e o design.The Verge deu a pontuação de 7.7/10 e diz que por agora há pouco incentivo em comprar a consola porque além de ter poucos jogos que valem o preço, a biblioteca vasta que está ao dispor da PlayStation 3 é bem mais atractiva. No entanto diz que a PS4 será a consola que o jogador desejará porque tem um excelente controlador, muito poder e um interface simples e focado em jogos.

James Rivington da TechRadar deu 4 em 5 estrelas e deu como pontos fortes o comando, o desempenho e os gráficos da consola, o Remote Play e o serviço PlayStation Plus. Como pontos fracos refere a falta de jogos, a falta de e a impossibilidade de ler. No entanto, Rivington será uma questão de tempo para o sistema melhorar referindo que "a PS4 será um sistema completo com mais uns jogos e características" e que "ainda estamos à espera daquele jogo que valha a pena dizer 'sim, é porque causa disto que comprei uma PlayStation 4'". Ryan Fleming da Digital Trends tem opinião semelhante ao referir que a consola tem como pontos fracos a falta de suporte para DLNA e MP3, mas que no entanto muitas das características "ainda estão a caminho" e que o "hardware poderoso ainda não atingiu todo o seu potencial." Elogiou muito o comando, a interface e a possibilidade de se puder fazer várias tarefas ao mesmo tempo e que com a PS4 justifica ter uma.

Pouco depois do lançamento, notou-se que alguns jogos lançados em várias plataformas tinha uma resolução maior na PlayStation 4, ao contrário de outras consolas. Kirk Hamilton do referiu essas diferenças em jogos como e que corriam a 720p e 900p na Xbox One, respectivamente, e 1080p na PS4. Paul Tassi da revista comparou os pontos de vista tendo em conta as resoluções e os frame rates nas duas consolas, concluindo que visto que as diferenças gráficas são imperceptíveis para a maior parte dos jogadores, o facto de se saber que uma tem menos poder, pode persuadir os consumidores a escolherem a PS4 ao invés da Xbox One.

Depois da 2013, com a excepção de quatro retalhistas, a PlayStation 4 ficou em primeiro lugar como a consola de escolha na grande parte das vendas de pré-reserva. Em Agosto de 2013, já tinham sido feitas mais de um milhão de pré-reservas para a PlayStation 4.

A 17 de Novembro de 2013, a anunciou que nas primeiras 24h foram vendidas mais de um milhão de PlayStation 4 na. A 3 de Dezembro de 2013, mais de 2.1 milhões de consolas já tinham sido vendidas mundialmente. No, a PlayStation 4 tornou-se na consola que mais vendeu no lançamento, com mais de 250,000 unidades vendidas em 48 horas, gerando mais de £48 milhões, e 530,000 nas primeiras cinco semanas, tornando-se a segunda consola que mais rapidamente chegou ao milhão de unidades vendidas, atrás da. Em Maio de 2015 a Sony afirmou que já tinham sido vendidas mais de 2 milhões de unidades no Reino Unido. Na tornou-se na consola que mais rapidamente vendeu, batendo recordes de pré-reservas de produtos Sony para aquele país. Em foram vendidas cerca de 21 mil PS4 desde o lançamento a 29 de Novembro até 31 de Dezembro de 2013, tornando-se no "mais bem-sucedido de todos os lançamentos de consolas" naquele território, totalizando mais de 100,000 unidades em Maio de 2015.

A 7 de Janeiro de 2014, Andrew House anunciou durante um discurso no que a PlayStation 4 já tinha vendido mais de 4.2 milhões de unidades antes do fim de 2013, com mais de 9.7 milhões em vendas de software. A 18 de Fevereiro de 2014, a Sony afirmou que a 8 de Fevereiro, já tinham vendido mais de 5.3 milhões de consolas depois do lançamento nos mercados norte-americanos e europeus; a companhia também revelou que a PS4 foi a consola mais vendida durante o mês de Janeiro de 2014 nos Estados Unidos.

A 25 de Fevereiro de 2014 foi revelado pelo site da revista, que foram vendidas 322.083 consolas no durante as primeiras 48hrs. A Famitsu também comparou com o lançamento em 2006 da naquele território, que tinha vendido 88.443 unidades no mesmo período homólogo. A 6 de Abril de 2014, 7 milhões de unidades já tinham sido vendidas e a 13 de Abril de 2014, as vendas de software para a PS4 já tinham ultrapassado os 20.5 milhões. Em Julho de 2014 foi dito que a PlayStation 4 era a consola mais vendida nos E.U.A. pelo sexto mês consecutivo. Em Agosto de 2014, durante a conferência de imprensa da Sony na, foi afirmado que a consola já tinha ultrapassado a marca das 10 milhões de unidades vendidas, e na data de 31 de Outubro de 2014, já tinham sido vendidas 3,3 milhões de unidades durante o terceiro quarto de 2014, totalizando um total de 13.5 milhões de consolas vendidas. A 6 de Janeiro de 2015, a Sony referiu em comunicado que durante o período de Natal e Ano Novo foram vendidas 4.1 milhões de PS4 perfazendo um total de mais de 18.5 milhões de unidades vendidas mundialmente.

Em Abril de 2015 a Sony revelou que durante o ano fiscal de 2014 (com final a 31 de Março de 2015), foram vendidas 17,9 milhões de consolas domésticas, dos quais 14,8 milhões correspondem à PS4, totalizando mais de 22,3 milhões de consolas vendidas mundialmente.

Em Junho de 2015, a PlayStation 4 tinha em todos os países da Europa uma quota de mercado de pelo menos 70%, com uma frequência superior a 90% na Europa continental.

A 22 de Novembro de 2015 já tinham sido vendidas mais de 30 milhões de unidades, um recorde para uma consola da Sony, dois meses antes da, que no final do seu ciclo tinha acumulado 155 milhões de unidades vendidas.

Em Janeiro de 2018 o console se tornou o 10º videogame mais vendido da história ao atingir a marca de 73.6 milhões de unidades vendidas ultrapassando o número de vendas do.

Foram lançadas algumas versões para retalho pela Sony, muitas vezes com a cobertura da consola decorada sobre uma série (de jogos ou não) em particular ou de algum pais. Inicialmente, algumas estavam apenas disponíveis no Japão.

  • Uma consola vermelha e preta foi lançada no Japão em Março de 2015. Inclui uma cópia de e um código para a demonstração de.
  • Duas consolas especiais Yakuza 0, da série Yakuza, ficaram disponíveis no Japão: a edição Kazuma Kiryu e a edição Goro Majima. Ambas disponíveis em duas cores e com as icônicas tatuagens respectivas em cada uma.
  • Similar as consolas Yakuza, as edições pretas e brancas de God Eater 2: Rage Burst foram vendidas no Japão quando foi lançado o conteúdo adicional referente ao jogo, em Fevereiro de 2015.
  • Uma consola prateada "metallic slime" foi lançada em Fevereiro de 2015 para marcar o lançamento de Dragon Quest Heroes.
  • Em Dezembro de 2014, para marcar o vigésimo aniversário da PlayStation foi lançada uma PS4 com o mesmo sistema de cores da de 1994.
  • Uma edição limitada do jogo, foi anunciada em Março de 2015. Tem cores cinzento/prata com a silhueta de na face principal da consola. Estavam incluídos também uma cópia do jogo e uma versão prateada do comando.
  • Anunciada em Agosto de 2015 durante o evento D23 Expo da, a consola PS4 que tem desenhada o personagem e o logótipo da série, faz parte de dois pacotes que serão lançados em Novembro de 2015: o ‘Limited Edition PS4’ e o ‘Limited Edition Disney Infinity 3.0: Star Wars PS4’. Ambos incluem ainda um comando DualShock 4 personalizado com as cores do personagem, entre outros bônus como jogos e figuras colecionáveis inspirados na série.

Em Julho de 2015, a Sony anunciou uma versão revista da PlayStation 4, com menor consumo, mais silenciosa, um design ligeiramente diferente, botões físicos e com um disco rígido com capacidade de 1.

PS4 Slim (esquerda) e PS4 Pro (direita) com o controlador.

Playstation 4 Slim[ | ]

O PlayStation 4 Slim (simplesmente comercializado como PlayStation 4 ou PS4) foi revelado em de. é uma versão "significativamente mais silenciosa" do hardware do PS4 original e com o tamanho reduzido em 40%; o design é arredondado e o sombreamento de dois tons na parte superior do console foi substituído por um acabamento totalmente fosco, as duas portas USB na parte frontal são mais separadas, e a entrada de áudio óptica foi removida. O controle também vem com uma mudança, com a barra de luz visível através da parte superior do touchpad. O PS4 Slim foi lançado em 15 de setembro de 2016, com 500 GB de memória, além da opção de expandir até 2 TB, e com o mesmo preço da versão fat. O número de linha do modelo é CUH-2000.

PlayStation 4 Pro[ | ]

O PlayStation 4 Pro ou simplesmente PS4 Pro (anunciado originalmente com o codinome Neo) também foi revelado em de. Seu modelo tem o número de linha CUH-7000. É uma versão atualizada do PlayStation 4, com um hardware melhor, incluindo uma GPU atualizada com 4,2 teraflops de poder de processamento e maior capacidade de CPU. Quando ele foi modelado tinham a ideia em mente de fazê-lo rodar jogos na resolução, porém, quando ele foi lançado, foi descoberto que ele atingia apenas 2k (Alguns jogos chegam a passar de 2k, porém, não chegam nem a 3k, então não faz muita diferença), a Sony não se pronunciou sobre isto. É possível fazer streaming de vídeos na resolução 2k (não há suporte para o Blu-Ray Ultra HD nessa versão) e melhor integração ao. Todos os jogos de PS4 e PS4 Pro são compatíveis entre si, a única diferença é que eles rodarão com melhor qualidade gráfica na versão Pro.

A Sony prevê um possível sucessor de PlayStation 4, porém, segundo um analista de games, a deverá lançar um PlayStation 5 se e quando as vendas da atual geração do console caírem, ele também diz que o console deverá sair em ou.

Notas

  1. Outras regiões:
    • 29 de Novembro de 2013
    • 29 de Novembro de 2013
    • | 17 de Dezembro de 2013
    • 18 de Dezembro de 2013
    • 19 de Dezembro de 2013
    • 20 de Dezembro de 2013
    • 6 de Janeiro de 2014
    • | 14 de Janeiro de 2014

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