Doha, Catar: País sede da Copa do Mundo de 2022

 

Aproveitamos um feriadão prolongado para visitar o nosso país vizinho, Catar. Este que será sede da Copa do Mundo de 2022 e por conta do evento, é hoje destaque na mídia internacional. O reinado islâmico, é conhecido por suas grandes reservas de petróleo e gás natural, que hoje são a fotos principal fonte econômica do país. Visitamos a capital Doha, que fica de carro da Arábia Saudita 3 horas e meia de viagem. A viagem feita do Brasil, é sem dúvidas longa. Mas é um bom destino se você está visitando o Oriente Médio. Esse minúsculo país banhado pelo Golfo Pérsico foi uma agradável surpresa para todos nós.

A Orla “Corniche” e Doha Skyline

Assim como nos Emirados Árabes, a grande parte da população do Catar é formada por expatriados vindos de todas as partes do mundo. Os locais, chamados de “Qataris”, formam a minoria. Outra comparação que podemos fazer com os Emirados é que no Catar, apesar de ambos serem regidos pelas leis do Islã, as mulheres não precisam usar a abaya (aquele vestidão preto que cobre todo o corpo), como na Arábia Saudita. Também no Catar as mulheres são livres para dirigir, e o consumo de álcool é permitido nos hotéis, restaurantes autorizados, e para os residentes expatriados que possuem a licença para compra de álcool expedida pelo governo – lembrando que essa fotos da cidade de braga licença é somente para expatriados, locais ficam de fora.

Devido a forte influência islâmica no local, minha dica mais uma vez, é manter seu visual modesto. Evite shorts curtos, roupas decotadas ou muito justas. E claro, não esqueça de sempre carregar um lenço na bolsa – é um ótimo coringa para esquentar no frio ou para um visual mais conservador. Carioca Travelando também tem dicas de moda, tá pensando o que? :)

Uma curiosidade dessa região: não sente com as pernas cruzadas, mostrando a sola do pé (ou sapato). Isso é considerado um grande insulto para os Qataris e para os países árabes em geral.

Na estrada

Antes de fazer uma viagem de carro, (e especialmente por essa região Oriente Médio), sugiro checar se está tudo funcionando. Dê aquela revisão geral mesmo. Em muitos trechos da viagem não vimos praticamente uma alma viva, e você não quer ter um problema mecânico bem no meio do deserto, não é mesmo?

Saindo da Arábia Saudita (Imigração)…

Outro ponto que não deve ser esquecido é, se viajando com crianças, prepare o seu “sistema de entretenimento”. E nessa hora vale tudo: Ipad, canetinhas, brinquedos… tudo para manter os pequenos entretidos no carro. E os adultos também, porque não? Prepare aquela playlist animada para a sua road trip. Importante também (muito!) é preparar os petiscos para hora que a fome bater – só vimos postos de gasolina em um bom estado –caso precisássemos ir ao banheiro ou comprar algo para comer/beber, quando já tínhamos cruzado a fronteira com o Qatar (depois de 2 horas e meia de viagem).

 

Entrando no Catar (mais uma imigração)…

Eu sai da Arábia Saudita para o Catar, portanto se for fazer o mesmo caminho, lembre-se: meninas, estejam com a abaya em mãos durante todo o percurso. Vai que você precisa sair do carro antes de cruzar a fronteira – você ainda estará na Arábia Saudita.

 

Welcome to Catar!

Escolhendo o Hotel

Em Doha, você encontrará hotéis de todos os tipos (básico, opulência, luxo). Mas fiquem atentos pois nem todos os hotéis em Doha permitem o consumo de álcool.  Isso mesmo que você leu. Antes de confirmar a reserva com o hotel que escolher, cheque para saber se o consumo de álcool é permitido. Outro ponto, que pode parecer banal mas que é muito válido, é checar se é permitido usar biquíni na piscina/praia do hotel que você escolher. Em muitos hotéis apenas o uso do “burkini” (já falei sobre esse traje de banho islâmico no post do Kuwait), são autorizados.

 

Piscina do hotel… fez a alegria da família toda!

Como viajamos com os pequenos, escolhi um resort que oferece uma infra estrutura completa para toda a família: piscina, praia, parquinho, diferentes restaurantes disponíveis. A piscina do hotel foi um lugar que escolhemos para recarregar as baterias da viagem de carro. A alguns passos da piscina poderíamos aproveitar também a praia privada do hotel, de águas claras e calmas… uma delícia!

 

Praia do Hotel – Repara a “ninja” no fundo ;)

Villaggio Mall

Esse shopping por si só é uma atração em Doha. A princípio pode parecer mais um shopping luxuoso do Oriente Médio, repleto das melhores lojas internacionais. A diferença é que o Villaggio Mall tem um canal de 150 metros, e lá é oferecido o passeio de gôndolas. Isso mesmo! Passeio de gôndolas no Catar – quase uma Veneza! O espaço conhecido como “Gondolania” ainda tem pista de patinação no gelo, boliche, cinema 4D, e um parque de diversões com muitos brinquedos eletrônicos.

 

Gôndolas no Catar… ou será Veneza?

Depois do passeio de gôndola sugiro almoçar ou jantar no shopping. No Villagio Mall você vai encontrar restaurantes das mais diversas cozinhas mundiais. Muitos turistas chegam a dizer que esse shopping é o mais bonito que já viram. No Villaggio Mall você tem a impressão de estar dando um passeio ao ar livre, já que o teto tem uma pintura bem bonita do céu azul e branco. Visitando Doha, não deixe de ir ao Villaggio Mall. A visita será resultado de alegria garantida tanto das crianças quanto adultos.

 

Villaggio Mall

Churrascaria Ipanema

Morando fora por todos esses anos, eu não deixo passar nenhuma oportunidade de comer uma boa comida da terrinha. Um amigo indicou essa churrascaria Brasileira em Doha. E eu que amo uma carne, e sinto muita saudade do nosso tempero Brasileiro, fui lá conferir.

Fiz a reserva uma semana antes com o gerente brasileiro – que por sinal foi muito atencioso conosco. A Churrascaria Ipanema fica dentro do hotel Marriott, bem no centro de Doha. Mas atenção: esse Marriott, onde o restaurante fica localizado foi construído a pouco tempo e a maioria dos GPS ainda não possui a versão atualizada do mapa. Quando estávamos saindo do nosso hotel em direção ao Marriott, o GPS nos direcionou lá para o Marriott do aeroporto – e esse era o Marriott errado! Depois de dar umas voltinhas por Doha, finalmente achamos o Marriott certo – o de Downtown.

 

Churrascaria Ipanema

Logo na entrada já escutamos a boa música Brasileira. A Churrascaria tem uma banda, e todos integrantes são Brasileiros (Eba!). Rolou MPB a noite toda… uma maravilha! O rodizio de carnes não parava de chegar a nossa mesa. Dentre os acompanhamentos saboreamos banana frita, arroz, feijão, farofa, pão de queijo… (lascou minha dieta!) Depois, para sobremesa, um buffet enorme cheio de opções – incluindo bolo de aipim, mouse de maracujá, pavê… muito bom!

 

Entrada da Churrascaria Ipanema

Souq Waqif

Todos os países da cultura árabe que tive oportunidade de visitar, reconheço que nossa visita só foi completa quando visitamos um Souq. O Souq de Doha é uma gracinha, um verdadeiro “must see”. No Souq Waqif você poderá explorar bem a essência, um pouco de como é o dia a dia da cultura do Catar: a gastronomia, música, artesanato, tradições.

Entrada de uma galeria de arte no Souq Waqif Artista local em ação no Souq Waqif

Planeje bem sua visita ao local: tivemos um pouco de dificuldade para chegar ao Souq de carro. O local estava lotado, estacionar foi um pouco difícil. Depois de 40 minutos procurando uma vaga, conseguimos. Andamos pelas ruas e becos do Souq, e tínhamos uma descoberta atrás da outra. Lá vimos literalmente de tudo: roupas locais, perfumes e especiarias, brinquedos, artesanatos, obras de arte, eletrônicos… uma sessão enorme com muitos animais a venda. Nessa área, confesso que fiquei muito curiosa, já que diversos animais são comercializados livremente e eu pensei com meus botões… então, isso é legal por aqui? Vimos no Souq diversas aves silvestres, corujas, coelhos, galinhas, cachorros, gatos, pássaros etc, etc. Eram muitos animais de várias espécies, muitos vindo de fora do país. O Souq é um lugar perfeito para explorar e conhecer bem a cultura local.

 

Parte onde os animais são comercializados no Souq

Museu da Cultura Islâmica

Localizado na orla de Doha (Corniche), o Museu da Cultura Islâmica é uma ótima pedida para quem aprecia conhecer a história e arte do Oriente Médio. O Catar é muito conhecido pelos seus museus. Inaugurado em 2008, o museu possui obras primas e peças datadas do século VII ao século XIX. 

Museu da Cultura Islâmica

A coleção do museu inclui metais, jóias, cerâmicas, vidros e tecidos, todos coletados em três diferentes continentes. O museu conta ainda com uma excelente estrutura para receber seus visitantes: restaurante, bar e uma biblioteca dedicada à temas relacionados a Cultura Islâmica.

 

Entrada do Museu da Cultura Islâmica

Visitas guiadas podem ser agendadas para um “tour” ainda mais especial. Além do seu acervo permanente, o museu abriga diversas exposições volantes. Visite o site para conferir o calendário e horário de funcionamento do museu. Ah, quase esqueci: tudo isso com entrada gratuita.

Orla de Doha

A “Corniche” de Doha é uma grande avenida a beira mar. O lugar é um agradável calçadão que faz margem de quase toda a baia de Doha. O local é ótimo para dar um passeio aproveitando um dia bonito ou mesmo sob a luz da lua – em alguns trechos tem parquinhos para as crianças brincarem. Achei tudo muito limpo e bonito. O visual “skyline” visto da Corniche, seja durante o dia ou a noite, é um espetáculo a parte.

Orla de Doha

O Catar foi mais uma excelente surpresa do Oriente Médio. Vimos uma Doha em constante construção, cheia de obras e operários trabalhando em ritmo acelerado. Afinal, está chegando 2020, e será ano de Copa do Mundo por lá. Até o momento sabemos que as autoridades futebolísticas estão decidindo se a Copa no Catar será durante o verão do deserto (com temperaturas que batem a faixa dos 50 graus Celsius), ou durante o inverno (com temperaturas muito mais agradáveis, mas que desestruturarão todo o calendário esportivo mundial). A pouco tempo, vieram a tona também denúncias sobre as condições de trabalho dos operários da construção civil no Catar. Polêmicas à parte, nos sentimos muito bem durante nossa visita à Doha e ficamos bastante satisfeitos por conhecer tanta cultura e beleza.

 

Doha

Se você tem alguma pergunta sobre Doha, ou gostaria de dividir alguma dica durante sua visita ao Catar, será um prazer, escreva seu comentário aqui embaixo. Então, nos vemos no próximo post, até lá viajantes!

 

by Carla F.

Fotos by Vidal F.



Related News


Comprar albumes de fotos
Noelia y yamil fotos
Fotos de zapotitlan salinas
Plantilla fotos infantiles photoshop
Fotos de renata banhara
Fotos de las piramides